Iniciativas comunitárias


A dimensão comunitária tem vindo a conquistar um lugar proeminente essencial na identidade deste festival, afirmando-se como uma característica particularmente meritória, fruto da vontade de chegar a públicos cada vez mais alargados e envolver todos os cidadãos na celebração da poesia.


Assim, o programa comunitário contempla um amplo leque de iniciativas originais, incluindo a «prescrição» de poemas em várias salas de espera do hospital de Leiria, leitura de poesia no estabelecimento prisional com participação conjunta de poetas, reclusos e funcionários, e ainda múltiplas atividades em dezenas de escolas, lares, jardins de infância e outras tantas instituições e coletividades que quiseram associar-se à Ronda Poética.


Mais uma vez, os lojistas da cidade são convidados a dar largas à criatividade e a expor nas suas montras poemas da sua autoria, na já habitual iniciativa intitulada ‘Aqui Ronda o Meu Poema’.


Este ano o Festival Ronda Poética inaugura o ‘Cantinho da Poesia’: um espaço dedicado à declamação, por onde irão passar poetas convidados e também alguns dos participantes nas atividades do programa comunitário. Esta iniciativa decorre em 3 locais: na Praça Rodrigues Lobo, em frente às letras LEIRIA (em caso de chuva, será transferido daqui para o Mercado Sant’Ana) e no Castelo.


Em 2023, o programa comunitário duplicou de dimensão, somando um total de 152 atividades - prova inequívoca de uma adesão, interesse e entusiasmo coletivos, que muito nos alegram e orgulham.


A Ronda pretende continuar a envolver ativamente as instituições locais e reforça a dimensão da presença e proximidade com todos os públicos.


A VI edição do festival vem dar um contributo decisivo para a crescente valorização cultural do Município de Leiria, sublinhando a sua relevância como polo de criação e divulgação artística.



Parceiros:

ACILIS, Agrupamento de Escolas Henrique Sommer, Associação Instituto Jovens Músicos, Associação Os Moleiros, Biblioteca da Escola de Maceira/Centro Escolar, BiblioRuralis – Associação Cultural, Casa-Museu João Soares, Centro Escolar da Barreira, Centro Escolar Maceira, Centro Escolar de Monte Redondo, Centro Escolar Parceiros, Centro Hospitalar de Leiria, Centro Qualifica, Centro Social Nossa Senhora da Piedade (Monte Redondo), Colégio Conciliar Maria Imaculada, Colégio Dinis de Melo, Colégio Dr. Luís Pereira da Costa, Colégio Nossa Senhora de Fátima, Colégio Senhor dos Milagres, Coopmúsica, Coro Ninfas do Lis, Escola Básica de Agodim, Escola Básica da Barosa, Escola Básica de Carvide, Escola Básica de Courelas, Escola Básica de Gândara dos Olivais, Escola Básica da Guimarota, Escola Básica dos Capuchos, Escola Básica 1 Chainça, Escola Básica 2,3 D. Dinis, Escola Básica 2,3 José Saraiva, Escola Básica nº 2 de Marrazes, Escola Básica de Monte Real, Escola Básica 1 de Ortigosa, Escola Básica Outeiro da Fonte, Escola Básica 2,3/S Rainha Santa Isabel, Escola Básica 1 Serra do Porto de Urso, Escola Básica Souto da Carpalhosa, Escola Básica de Vale Sumo, Escola Básica e Secundária de Maceira, Escola C+S Caranguejeira, Escola Monsenhor José Galamba de Oliveira, Escola Profissional de Leiria, Escola Secundária Afonso Lopes Vieira, Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo, Escola Sede de Colmeias, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (IPL), Escuteiros da Caranguejeira, Estabelecimento Prisional de Leiria, Instituto Politécnico de Leiria, Jardim de Infância Outeiro da Fonte, Junta de Freguesia de Maceira, Lar Refúgio Verde (Aroeira), Lar Santa Isabel, Rancho da Região de Leiria, Rancho Folclórico de São Guilherme, TE-ATO, União de Freguesias de Marrazes e Barosa, União de Freguesias Monte Real e Carvide e União das Freguesias de Monte Redondo e Carreira.


Muito obrigado por estarem connosco. A Ronda é de todos e para todos!



Consulte o PROGRAMA COMUNITÁRIO, com o conjunto das atividades comunitárias da Ronda Poética 2023, disponível na página de entrada deste website.